Opinião eReader: Kobo Glo

20130415-201322.jpgFoi com alguma relutância que entrei no mundo dos eReaders. Nada me enche a vista neste mundo dos livros como ver uma bela estante cheia deles.

Mas a verdade é que, tal como noutros mundos culturais, também o digital chegou para ficar nas livrarias de todo o mundo. E eis que eu, um pouco tarde até, diria, decidi entrar nele.

E então comprei o Kobo Glo:
20130415-201334.jpg

Trata-se de um eReader de nova geração, com um melhor processador e melhor ecrã. Este em particular possui também uma excelente e prática funcionalidade: o ecrã ilumina-se! Foi este um dos factores decisivos que me fez finalmente decidir por comprar um eReader pois assim poderei ler em óptimas condições independentemente da luz que tenha (e eu adoro ler à noite, no sossego da minha cama). Todas as fotografias que aqui apresentam foram tiradas com fraca luz, sendo apenas possível ler confortavelmente devido à presença da luz própria, anti-cansaço, do Glo.

20130415-201341.jpg

O Kobo Glo tem um sistema táctil que funciona bastante bem, embora um pouco mais lento que nos nossos smartphones mais modernos. Assim sendo, possui apenas dois botões: um para suspender/desligar; e outro para ligar e desligar a luz (na realidade existe um terceiro dentro da capa traseira para permitir fazer um hard-reset). O Kobo Glo possui também vários dicionários que funcionam melhor do que esperava, dando-nos uma informação completa sobre o termo pretendido. Com 2Gb e extensão por cartão de memória opcional, a quantidade de livros que o Glo pode levar é quase ilimitado.

20130415-201348.jpg

Este eReader tem uma funcionalidade curiosa que nos permite ver estatísticas completas dos nossos ritmos de leitura. Com uma apresentação bastante gráfica torna-se visualmente fácil de digerir toda a informação que nos é dada. Convém também dizer que este Kobo é compatível com vários formatos de ficheiros, sendo assim uma plataforma mais aberta que alguma concorrência.

Em Portugal, a Fnac juntou-se à Kobo e assim temos finalmente os seus produtos à venda em território nacional (link). Por seu lado, a Kobo abriu finalmente a loja online, acessível também do Kobo via wifi, com inúmeros títulos em Português (link). Esta disponibiliza também aplicações para computadores, smartphones e tablets, tendo assim o utilizador acesso aos seus livros e dados nas plataformas mais populares.

E agora, é tratar de ler. Muito.

Anúncios

1 Comentário

Filed under eReader, Opinião, Português

One response to “Opinião eReader: Kobo Glo

  1. Pingback: Dica: Site de Comparação Directa – Reader Rocket | LIVROS LIDOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s