Opinião: O Ano Da Morte De Ricardo Reis

500_9789722102865_ano_morte_ricardo_reisO Ano Da Morte De Ricardo Reis é o livro que José Saramago escreveu baseando-se na sua declarada ignorância quando jovem por julgar que Ricardo Reis era um poeta, uma pessoa, e não um heterónimo de Fernando Pessoa.

É precisamente este o ponto de partida do romance, quando Ricardo Reis chega a Lisboa no ano de 1936 vindo do Brasil. Aí fica por três meses hospedado num Hotel e nos dá uma imagem de Lisboa e da sociedade nessa época. É também nesse Hotel que conhece duas mulheres, Lídia e Marcenda, uma mulher de limpezas, outra mulher de boas famílias. É com elas que desenvolve romances distintos mas que nunca o envolvem por completo.

Fernando Pessoa, sepultado recentemente no Cemitério dos Prazeres mas com a possibilidade de vaguear pela cidade enquanto a memória não lhe apagar,  faz-lhe visitas e dá-se assim palco a pensamentos sobre a vida e a morte.

Não menos importante é o que se passa em redor destas histórias, é uma época de grande mudanças políticas pela Europa e, também em particular, em Portugal, o fascismo a espalhar-se, espanhóis fugidos, Salazar a ganhar poder e a Alemanha a entrar em ideologias extremistas, todo um cenário que prepara o lado negro que os anos imediatamente a seguir à história deste livro pairaram por toda a Europa.

Saramago escreve aqui um livro desamparado, ficção e realidades misturadas numa dança vazia, sem esperança, sem vida e sem morte, espelhando bem os últimos passos que se deram antes do período negro que a Europa viveu.

Nota: 4/5

GoodReads Link.

Advertisements

1 Comentário

Filed under Opinião, Português, Romance

One response to “Opinião: O Ano Da Morte De Ricardo Reis

  1. Pingback: Lista Dos Livros Lidos em 2013 | LIVROS LIDOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s